09/06/2022
Tentativa de furto de fio provoca incêndio em escola no São Luiz
As aulas de aproximadamente 650 estudantes da instituição foram suspensas
A Escola Municipal Padre Ludovico Coccolo pegou fogo durante a madrugada desta quarta-feira, dia 8, no bairro São Luiz, em Criciúma. O incêndio foi controlado pelo Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do município já está no local para fazer a perícia. As aulas na instituição foram suspensas.

O Corpo de Bombeiros precisou arrombar seis salas de aula, dois cadeados dos portões laterais e a porta da subestação de energia. Durante o combate foi observado o corte da fiação que alimentava a escola. A parte atingida pelo incêndio ocasionou danos nos equipamentos eletroeletrônicos, estrutura do telhado de madeira e paredes de alvenaria.

Segundo informações preliminares, a tentativa de roubar fios de cobre teria dado origem ao incêndio. "Cortaram o fio que entra para alimentar a escola. Esses cortes teriam ocasionado o curto-circuito que gerou o incêndio. Agora vamos fazer a análise junto aos bombeiros", explica o coordenador da Defesa Civil, Fred Gomes.

De acordo com o secretário de Educação de Criciúma, Miri Dagostim, o incêndio ocorreu na ala da Educação Infantil, no total três salas foram totalmente danificadas. "Foi onde tinha a sala de empreendedorismo e robótica, nas quais tinham mais de 20 computadores, impressora 3D, televisores e ar-condicionado", afirma.

A diretora da escola chegou no local logo após a guarnição e acompanhou os trabalhos, indicando onde ficava a central de gás e demais informações importantes referentes a edificação. Após o controle do incêndio e demais procedimentos. A aréa atingida foi isolada e deixada aos cuidados da Defesa Civil e dos funcionários.

A Prefeitura de Criciúma emitiu uma nota oficial sobre o ocorrido:

NOTA OFICIAL | Prefeitura Municipal de Criciúma

Equipes da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Infraestutura e Defesa Civil acompanham na manhã desta quarta-feira (8) o trabalho de rescaldo realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar na Escola Municipal de Educação Básica Ludovico Coccolo. A escola foi atingida por um incêndio por volta das 5h, que já foi controlado.

O Governo Municipal e forças de segurança estão no local. As chamas atingiram uma parte mais antiga da estrutura, que recentemente passou por reformas no telhado e instalações elétricas.

Segundo a Secretaria de Educação, as aulas da unidade, que possui 650 alunos, foram suspensas nesta quarta-feira.

A perícia ainda será realizada, mas a Defesa Civil e forças de segurança trabalham com a possibilidade de que o incêndio tenha sido iniciado após furto de fios.

As equipes do Governo acompanham a situação e trabalham para a retomada das aulas.

Fonte: 4oito