24/03/2022
Prefeitura faz operação para coibir crime, mas furto de fios de cobre crescem na Capital
Prefeitura registrou 2.671 metros de cabos elétricos roubados, o que gerou um custo de mais de 700 mil reais aos cofres públicos.
Durante a pandemia, o número de casos registrados de furtos de fios de cobre dos serviços públicos, como semáforos e poste de iluminação aumentaram,. Apenas nesta quarta-feira (23), a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) registrou seis casos de furto de fio de cobre em semáforos no trânsito em Campo Grande.

Os furtos aconteceram em semáforos na região do Jardim Centenário, nas ruas Lagoa da Prata com a Campestre, Thyrson de Almeida, Arquiteto Vilanova Artigas, Raquel de Queiroz, Fernando Côrrea da Costa com Ernesto Geisel e Gunter Huns com Panambi Vera.

Reprodução/ Prefeitura de Campo Grande
A Agetran mobilizou equipes nessa manhã para realizar os reparos necessários das sinalizações após o furto dos fios. A Agetran informou que nessas ruas o funcionamento dos equipamentos já foi restabelecido.

Segundo o gerente de sinalização semafórica, Fernando Henrique Caetano, a equipe tentou resolver o problema dos furtos, dificultando o acesso dos criminosos aos fios de cobre.

"Nós já realizamos as medidas necessárias para dificultar o acesso aos roubos, mas eles conseguem ainda retirar da fiação, cortando com linha de nylon", comenta Fernando.

A prefeitura já registrou 570 ocorrências ligadas a esse tipo de crime, como casos de vandalismo e destruição de material semafórico.

Operação Ferro Velho

Os criminosos roubam fios de cobre de locais públicos com objetivo de vendê-los para ferro-velho que procuram essa material para compra. Alguns estabelecimentos os adquirem sem saber qual é a origem, cometendo o crime de receptação.

Para combater esse tipo de crime, na semana passada, equipes da Guarda Civil Metropolitana, da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos (Derf) e da Vigilância Sanitária realizaram a Operação Ferro Velho, e encontraram mais de 30 quilos de fios de cobre, em ferros-velhos da Capital.

A equipe de fiscalização fez vistoria de 5 pontos de compra e venda dos materiais recicláveis em Campo Grande, e ao todo quatro locais foram notificados pelaSecretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) por falta de alvará.

Fonte: Correio do Estado