17/12/2020
Fios e cabos elétricos irregulares comprometem a segurança da população e do seu patrimônio e são reprovados pelo IPEM-PR
O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná recebeu denúncia de irregularidades em cabos e fios elétricos que estavam sendo vendidos numa loja que comercializa o produto na cidade de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba.

A equipe do IPEM-PR foi ao local onde reprovou 29 rolos de 100 metros de diversas bitolas e marcas, depois da realização de ensaios prévios com a utilização do microhmímetro de campo. Também foram retidos cautelarmente outros 117 rolos de diversas bitolas. A ação foi realizada entre os dias 17 a 20 de novembro.

O material que foi reprovado foi enviado ao Laboratório do IPEM-PR, para ensaio em ambiente controlado, com equipamento rastreado ao padrão nacional, por meio de calibração em Laboratório Acreditado pelo Inmetro, onde serão verificadas a medição da resistência elétrica, entre outros itens, que deve seguir normas estabelecidas pelo Inmetro.

Os outros 117 rolos de fios e cabos elétricos foram retidos no mesmo local, seguindo as regras e normas do Inmetro para material em lote. Em caso de confirmação da irregularidade o lote será apreendido definitivamente. Os fabricantes desses produtos devem ser responsabilizados pela fabricação irregular e comercialização de produto não conforme.

O presidente do IPEM-PR, Rogério Moletta Nascimento, explicou que essa operação do Instituto, em atendimento a uma denúncia do consumidor, tem uma importância que vai além da fiscalização de produtos. Segundo o presidente, “a produção de fios e cabos elétricos deve seguir padrões estabelecidos em normas técnicas do Inmetro. As empresas que não cumprem essas normas acabam estabelecendo concorrência desleal nesse setor da indústria, que movimenta valores representativos para a economia. Além de prejudicar o consumidor, colocando sua vida e seu patrimônio em risco”.

O gerente da Fiscalização do IPEM-PR, Roberto Tamari, acrescenta que a origem de muitos dos problemas em instalações elétricas e até incêndios em residências, barracões industriais, e outros, podem estar relacionados à utilização de fios e cabos elétricos de baixa qualidade, que acabam comprometendo a seguranças das pessoas e do seu patrimônio, alertou o gerente.

Fios e cabos elétricos devem ter o selo do INMETRO – fios e cabos elétricos devem ser certificados compulsoriamente, com o processo de avaliação da conformidade regulamentado pelo INMETRO. Deve apresentar na etiqueta de identificação e diretamente no produto o símbolo do INMETRO e o número de registro do produto, além da logo do Órgão Certificador e seu número de identificação. Além de conter todos os dados do fabricante, como endereço, CNPJ, telefone para contato.

Certificação – A ação visa atender o cumprimento da Portaria nº 640/2012 do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no que se refere aos fios e cabos elétricos que devem ser certificados compulsoriamente, com o processo de avaliação da conformidade regulamentado pelo instituto federal. Os mesmos devem apresentar, na etiqueta de identificação e diretamente no produto, o selo do Inmetro junto com o número de registro do produto, e seu número de identificação. Além disso, deve conter todos os dados do fabricante, como endereço, CNPJ, telefone para contato.

Denúncias – Podem ser feitas à Ouvidoria do IPEM-PR, por e-mail (ouvidoria@ipem.pr.gov.br), ou através do site www.ipem.pr.gov.br, no link “Ouvidoria”, ou pelo 0800 645 0102, que funciona das 8 h às 12 h, e das 13h às 17 h de segunda a sexta-feira.

Fonte: IPEM-PR

06/04/2021