25/10/2021
FISCALIZAÇÃO: Ipem apreende 220 rolos de cabos elétricos irregulares em Porto Velho
Os cabos de 100 metros cada, foram apreendidos em dois dias de fiscalização
O Governo de Rondônia, por meio do Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia - Ipem- RO, realizou nos dias 20 e 21 de outubro a apreensão de 220 rolos de cabos elétricos irregulares no comércio de Porto Velho.

O trabalho foi realizado em conjunto com o Sindicato das Indústrias de Condutores Elétricos (Sindicel) em continuidade ao Plano Nacional de Combate ao Mercado Ilegal, durante aula prática de capacitação na utilização do Microhmímetro, aparelho digital portátil que possibilita a aferição da qualidade de fios e cabos elétricos vendidos em estabelecimentos comerciais.

A ação do Ipem tem o objetivo de coibir a concorrência desleal e garantir que o consumidor não corra o riscos de comprar fios e cabos que possam causar acidentes elétricos com a utilização de produtos de baixa qualidade.

De acordo com o diretor técnico do Ipem, Waldir Tschurtschenthaler Costa, a parceria com o Sindicel chegou para somar na força de trabalho da equipe técnica do órgão.

"Tivemos uma excelente capacitação para o aprimoramento da nossa equipe de fiscais que foi atuante nos dois dias de atividades práticas da capacitação. Com as informações obtidas, nossos servidores buscaram reprimir a comercialização de cabos elétricos de baixa tensão irregulares no comércio rondoniense, evidenciando quantidade insuficiente de cobre, que pode ocasionar mau funcionamento elétrico dos aparelhos eletroeletrônicos, superaquecimento da fiação elétrica, curtos-circuitos e até incêndios", destacou Waldir.
Para o presidente do Ipem-RO, Aziz Rahal Neto, é importante que o consumidor possa adquirir produtos de qualidade. "Essa é uma das preocupações do governador Marcos Rocha, que o consumidor tenha segurança em suas compras e adquira produtos de qualidade. Este aprimoramento de conhecimentos facilitará a identificação e também a realização de constantes ações de fiscalização, para que as empresas estejam em dia com as exigências de qualidade ou em conformidade com os regulamentos do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia)", pontuou Aziz.

Os fios e cabos elétricos estão entre os materiais mais importantes que formam a instalação elétrica de um imóvel. Os produtos são os responsáveis por levar a energia desde o ponto de entrada até os pontos de utilização como as tomadas e os interruptores. Para que a instalação seja segura e funcione de forma correta, é essencial que as características dos cabos elétricos estejam em conformidade com os requisitos exigidos pela legislação do Inmetro, órgão na qual o Ipem-RO é delegado no Estado de Rondônia.

O consumidor que encontrar, ou suspeitar de alguma irregularidade em produtos elétricos, pode informar à Ouvidoria do Ipem, pelo e-mail ouvidor@ipem.ro.gov.br ou pelo telefone 0800 647 7277.

Fonte: Rondoniaovivo