ÁREA DO ASSOCIADO 
×
NOTÍCIAS
23/07/2021
Furtos e roubos de cabos de cobre no Brasil cresceram 34% em 2020; setor apresentou perdas de R$ 1 bi
Dados da Federação Nacional de Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e de Informática (Feninfra) apontam que o furto e do roubo de cabos de cobre no Brasil cresceu 34% em 2020.

De acordo com os números da entidade, o problema afetou 6,7 milhões de usuários pelo país e os crimes significaram uma perda de R$ 1 bilhão no ano passado para as empresa do setor, aproximadamente. O volume supera em 16% o verificado em 2019.

“No ano passado, foram registradas no Brasil 96 mil ocorrências de furtos e roubos de cabos de cobre, equivalendo a uma extensão de 4,6 mil quilômetros de fios, maior do que a distância entre os extremos brasileiros, do Oiapoque ao Chuí, que é de 4,2 mil quilômetros”, disse o presidente da Feninfra, Vivien Mello Suruagy.

A Feninfra tem se mobilizado juntamente com o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel, Celular e Pessoal (Conexis Brasil Digital) para tentar sensibilizar as autoridades a respeito do furto e do roubo de fios de cobre no país.

As entidades defendem a aprovação ágil dos Projetos de Lei 5.845 e 5.846, ambos de 2016, de autoria do deputado Sandro Alex (PSD-PR), cujo relator na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal é Felipe Francischini (PSL-PR).

A primeira proposta prevê uma mudança nas leis dos crimes de furto e roubo, que já estão tipificados no Código Penal brasileiro, estipulando uma pena de três a oito anos de prisão para casos envolvendo cabos de cobre e equipamentos de telecomunicações.

Já o segundo PL estabelece sanção penal para qualquer atividade exercida com a utilização de equipamentos e cabos obtidos por meio criminoso, inibindo, assim, a receptação.

“Esperamos a aprovação dos dois projetos, com a expectativa de que possam intimidar esses criminosos, que tantos prejuízos têm causado aos usuários, às operadoras e ao Brasil”, concluiu Vivien Mello Suruagy.
Outras Notícias
Informamos que o Sr. Eduardo Daniel, Coordenador Técnico do Sindicel, participou do "Programa Encontro com a Indústria", promovido pela FIESP, que contou com a participação...
Nesta semana, o Encontro de Eletricistas, que aconteceu no Senai de Areias, em Recife, reuniu profissionais de todo o estado em um momento de aprendizado,...
Mato Grosso registrou, em 2024, um total de 40 mortes causadas por acidentes elétricos, de acordo com reportagem veiculada pelo Bom Dia MT, da TV...
Em mais um avanço na proteção do consumidor e na segurança das instalações elétricas em Mato Grosso do Sul, a AEM-MS (Agência Estadual de Metrologia...
A cidade de Cuiabá sediou a primeira edição do Summit Abracopel Mato Grosso - Segurança com Eletricidade, um evento de grande relevância voltado à conscientização...
- Matérias de interesse do setor, publicadas nas mídias impressas e internet.
Início Anterior  |  Próximo Fim
1 2 3 4 5 6