19/11/2021
Imeq-PB amplia e requalifica serviço de fiscalização em todo o estado
O Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba (Imeq-PB) tem investido na ampliação do trabalho de análise e validação de produtos e serviços comercializados em todo o estado, bem como na requalificação de seu corpo técnico. Assim é que, nesta sexta-feira (19), o órgão vai entregar a certificação de 14 novos fiscais e inaugurar um novo laboratório para medição de fios e cabos.

Segundo o superintendente do Imeq, Arthur Galdino, a missão é de ampliar a atuação do órgão na Paraíba com o aumento do efetivo de fiscais, que era de 10 e passa a contar com 35 para atender a demanda dos 223 municípios; e a aquisição de mais um laboratório específico para medição de fios e cabos, em especial, os que estão chegando no mercado.

"Estão chegando (no mercado) produtos com uma quantidade do metal do cobre abaixo da exigida para fios e cabos condutores, o que representa risco de curto-circuito e até incêndio; e o nosso corpo técnico precisa estar preparado. Por isso, além de aumento do efetivo, estamos requalificando a mão de obra com cursos de atualização e instalando laboratório específico", ressaltou Arthur Galdino.

Certificação - O Imeq-PB conclui o curso de Agente Técnico Metrológico nesta sexta-feira (19), às 9h30, durante solenidade no auditório da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep). Na ocasião, 14 novos fiscais receberão a certificação dessa capacitação, que teve início no dia 8 de março deste ano e reuniu uma carga horária de 277 horas de aulas teóricas e práticas.

Ainda nesta sexta-feira, também será concluído o curso de atualização em Fios e Cabos Elétricos, com carga horária de 18 horas. A capacitação aconteceu nesta semana, envolvendo 16 profissionais do Imeq-PB e a entrega do certificado de conclusão do curso será realizado durante a mesma solenidade.

Já o novo laboratório para medição de fios e cabos do Imeq-PB é fruto de uma parceria com o Sindicato da Indústria de Condutores Elétricos, Trefilação e Laminação de Metais Não-Ferrosos do Estado de São Paulo (Sindicel), que fez a doação de um microhmímetro digital. Esse equipamento tem a função de efetuar a medida das resistências dos disjuntores, chaves, bobinas dos motores e de outros aparelhos. "Com isso, a Paraíba avança na confiança dos consumidores com relação à qualidade e segurança de produtos e serviços em nosso estado", comemora o superintendente Arthur Galdino.

Fonte: Governo Paraíba