31/03/2022
Polícia apreende 5,5 toneladas de fios de cobre e donos de depósitos são presos em Jaboticabal, SP
Dupla vai passar por audiência de custódia. Segundo o delegado responsável pelo caso, eles são suspeitos de receptação dos materiais para revender.
A Polícia Civil apreendeu 5,5 toneladas de fios de cobre e prendeu dois donos de depósitos de sucata em flagrante em Jaboticabal (SP) nesta terça-feira (29).

Segundo o delegado Osvaldo José da Silva, eles são suspeitos de receptar o material e revender para outros locais.

Ainda de acordo com o delegado, em um dos locais foram encontrados veículos usados para coletar os fios, além de balanças.

Polícia apreende 5,5 toneladas de fio de cobre em Jaboticabal, SP - Foto: Reprodução/EPTV
Ele afirma que nos últimos meses houve aumento no valor do quilo do cobre, passando de R$ 6 para R$ 30, o que pode ter atraído os criminosos.

"No corrente mês houve um acréscimo considerável no número de registro dessa ocorrência, furto de fios, de materiais elétricos. Tem acarretado muito prejuízo para as empresas, concessionária de serviços públicos e particulares. Foram registrados mais de 35 boletins de ocorrência dessa natureza", disse.

Segundo o delegado, os dois presos na operação desta terça passarão por audiência de custódia.

Unesp tem prejuízo de R$ 300 mil

O campus da Unesp é um dos alvos dos ladrões que furtam fios de cobre em Jaboticabal (SP).

Segundo o supervisor do setor de seguranças da universidade, Walter Aparecido Fernandes, durante a pandemia de Covid-19, quando servidores da vigilância estavam afastados, a faculdade ficou praticamente sem o sistema de energia elétrica por conta dos furtos.

O prejuízo estimado, de acordo com ele, é de R$ 300 mil.

Por conta disso, houve melhorias no sistema de segurança e aquisição de novos materiais, entre eles câmera, barreiras à laser e drones.

"Temos monitoramento ao vivo com 147 câmeras, 24 horas, monitoramento em 24 horas, gravando em tempo integral. Tivemos reforço de 16 vigilantes terceirizados, totalizando 40 vigias em escala. Se caso dispara o alarme no departamento, já é acionado no nosso setor, o vigilante é deslocado no local já de imediato. Acredito que, com essas melhorias, tivemos uma baixa de 80% ou mais de furtos. Acontecem ainda, mas bem pouco", disse.