18/04/2022
Força-tarefa fecha o cerco contra o comércio de fios de cobre e recicláveis
Uma ação deflagrada nesta terça-feira (12) por uma força-tarefa formada pelas polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, Endemias, Fiscalização Municipal, Divisão de Segurança Pública e a Secretaria da Fazenda no Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura de Andradina iniciou as inspeções em ferros velhos e empresas que comercializam sucatas na cidade.

A fiscalização teve como objetivo principal combater o comércio ilegal, principalmente de materiais metálicos, em ferros velhos. A procura principalmente de fios de cobre e outras composições de materiais com comercialização proibida sem a declaração de origem. A cidade vive uma onda de furtos de materiais reciclados, em especial o cobre de fiações elétricas em praças e locais públicos e particulares.

"Vamos continuar com esse trabalho, passando por diferentes bairros da cidade, com objetivo de fechar o cerco contra receptação de fios de cobre e materiais da Prefeitura e vamos dar sequência nestas vistorias para que se reduza as ocorrências e iniba a prática da receptação que tanto prejudica a população", afirmou o diretor de Segurança Pública André Luis de Lima Augusto.

Além disso, os agentes procuraram focos de proliferação de insetos que representam risco à saúde pública, como o Aedes aegypit, transmissor da dengue e outras doenças.

Somente em um dos pontos fiscalizados foram encontrados um caminhão em situação irregular, e uma moto na qual havia um mandado de busca e apreensão. Fora isso foram encontrados vários quadros de bicicletas e baterias de veículos automotores "com carga". A operação continua e vai percorrer todos os estabelecimentos deste tipo em Andradina.

Segundo Lima Augusto, a fiscalização também está averiguando a existência de alvarás de funcionamento e se os ferros velhos estão em áreas permitidas para o desenvolvimento das atividades.

"Foram realizadas as notificações e orientações aos locais vistoriados para que os proprietários possam buscar a regularização da atividade. As secretarias municipais estão unidas as forças públicas para que nós podemos fazer o combate ao furto de cabos elétricos no município bem como a adequação com, vistas a saúde pública", explicou Lima Augusto.

Fonte: LR1