ÁREA DO ASSOCIADO 
×
NOTÍCIAS
04/01/2023
Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Ensaios da Termomecanica (CPDE) completa 2 anos de operações
Laboratório oferece serviços de análises técnicas de 20 tipos diferentes de ensaios de caracterização Mecânica, Elétrica e Química de diversos metais
O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Ensaios (CPDE), da Termomecanica, empresa líder nacional na transformação de Cobre e suas ligas, acaba de completar 2 anos de operação de prestação de serviços de análises técnicas. Neste período, o laboratório consolidou-se por meio do reconhecimento da competência para realização de ensaios e análises com qualidade e confiabilidade assegurada.

Uma das razões que contribuíram para o sucesso das operações foi a acreditação do laboratório, realizada em 2020, pela Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO (CGCRE), segundo a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017 - Requisitos Gerais para Competência de Laboratório de Ensaio e Calibração, pertencente à Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaio e Calibração (RBLE). Além dela, a Termomecanica conta, ainda, com as certificações ISO 9001, 14001, 45001 e 50001, que reforçam a preocupação da companhia com a eficiência e o atendimento.

A norma internacional ISO/IEC 17025:2017 é exclusiva para laboratórios de ensaios e calibração, e estabelece diversos requisitos técnicos e de gestão para avaliar a competência de um laboratório para realizar atividades de ensaios e caracterização de materiais. No Brasil, o INMETRO é o único órgão acreditador e os laboratórios acreditados possuem resultados internacionalmente aceitos. Desta forma, a acreditação e o escopo especificam quais análises e tipos de materiais o laboratório está apto a realizar com garantia da confiabilidade dos resultados, considerando os métodos seguidos conforme as normas oficiais existentes.

Atualmente, o CPDE da Termomecanica oferece 20 tipos diferentes de ensaios relacionadas à área de Metalurgia, divididos entre as categorias Mecânica, Elétrica e Química, com mais de 12 variações de produtos, como as ligas não ferrosas de Cobre, Alumínio, Zinco, Níquel, Chumbo, Estanho e Prata, além do Aço Carbono, Aço Inoxidável, Aço Baixa liga e Ferro Fundido.

De acordo com o Coordenador do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensaios, da Termomecanica, Márcio Rodrigues da Silva, a versatilidade, capacidade técnica e estrutural disponíveis são frutos de muitos anos de história de inovação da Termomecanica. "O Laboratório da Termomecanica sempre foi o ponto de partida para os estudos e desenvolvimentos de nosso Fundador em várias áreas do conhecimento, sendo que todos os materiais metálicos utilizados em nossas máquinas eram analisados internamente, além de nossa reconhecida capacidade de assegurar a qualidade dos produtos da Termomecanica. Agora, temos um sistema de gestão estruturado para elevarmos continuamente a qualidade e confiabilidade de nosso processo em patamares internacionais", explica.

Processo de acreditação do CDPE da Termomecanica

O projeto de implementação das normas teve início com a capacitação do corpo técnico, reestruturação do espaço físico do laboratório e atendimento aos requisitos técnicos e de gestão.

O coordenador comenta que durante esse processo, foi necessária a realização de uma série de ensaios de proficiência interlaboratorial, cujos resultados devem ser comparados com amostras padrões feitos em diversos outros laboratórios. "De um modo geral, os laboratórios não precisam necessariamente ser internacionais, mas o CPDE fez questão de enviar suas amostras para os mais renomados, localizados no EUA e Europa, com êxito em todos os testes, o que confirma a confiabilidade de suas análises", acrescenta.

A estrutura da norma e o processo para obtenção da acreditação são abrangentes e de elevado nível técnico, o que contribui para a estratégia de expansão do CPDE, explica o coordenador. "A partir da acreditação, o laboratório pode oferecer toda sua experiência na forma de prestação de serviços de análises técnicas para outras empresas, pesquisadores e universidades. Além disso, fortalece sua atuação no âmbito de pesquisa e desenvolvimento, com importantes parcerias no estudo de novos materiais e ligas", finaliza Rodrigues.

Sobre o Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Ensaios da Termomecanica (CPDE)

O Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Ensaios da Termomecanica (CPDE) é um centro de atração de oportunidades de inovação no âmbito da Termomecanica e das suas coligadas, e conta com 26 colaboradores em 3 Laboratórios localizados em São Bernardo do Campo/SP. Possui a acreditação conforme a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017 conferida pelo Cgcre-INMETRO e presta serviços externos de análise.

Sobre a Termomecanica

A Termomecanica é líder no setor de transformação de Cobre e suas ligas, em produtos semielaborados e acabados, e também atua, desde 2016, na fabricação de produtos em Alumínio. Fundada em 1942 pelo engenheiro Salvador Arena, é altamente capitalizada, com um patrimônio líquido superior a 2 bilhões de reais. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, mantém programas de modernização e expansão que definem sua tradicional estratégia de reinvestimento de lucros e geração de empregos. A Termomecanica destaca-se no cenário brasileiro, pois parte de seus resultados são direcionados para transformação social por meio da sua controladora, Fundação Salvador Arena.

Conta com quatro fábricas no Brasil (três em São Bernardo do Campo - SP e Manaus - AM), uma no Chile (Santiago) e uma na Argentina (Grande Buenos Aires), além de três Centros de Distribuição (São Bernardo do Campo - SP, Joinville - SC e na Carolina do Norte -EUA) e cerca de 2000 empregados.

Uma das maiores indústrias privadas brasileiras, desde 1974 está entre as "Maiores e Melhores" da Revista Exame e, por dois anos (2017 e 2018), em primeiro lugar no ranking "As Melhores da Dinheiro", no setor Mineração, Siderurgia e Metalurgia.
 
Fonte: Termomecanica

Outras Notícias
19/02/2024
09/02/2024
01/02/2024
15/01/2024
14/12/2023
07/12/2023
14/11/2023
14/11/2023
- Matérias de interesse do setor, publicadas nas mídias impressas e internet.
Início Anterior  |  Próximo Fim
1 2 3 4 5

Acompanhe as notícias também
em nossas Redes Sociais:

Sindicel - Sindicato da Indústria de Condutores Elétricos, Trefilação e Laminação de Metais Não Ferrosos do Estado de São Paulo

Av. Paulista, 1313 - Conj. 803 - Bela Vista
São Paulo/SP - CEP 01311-923
 
PABX +55 11 3846-4828
  WhatsApp Business
Desenvolvimento: 
Todos os direitos reservados 2024 ©