24/04/2023
Governador entrega Delegacia Especializada em crimes contra concessionárias públicas
DRCSP investigará casos de fraudes, roubos e furtos a equipamentos e fios telefônicos e elétricos. Foi investido mais R$ 1 milhão na obra
O governador Fábio Mitidieri inaugurou nesta quinta-feira,20, a Delegacia Especializada de Repressão a Crimes contra Concessionárias de Serviço Público (DRCSP). A solenidade aconteceu na sede da DRCSP, na Rodovia dos Náufragos, 55, bairro Mosqueiro, Zona Sul da capital. Na oportunidade, também foi reativada a 10ª Delegacia Metropolitana (10ª DM), da Zona de Expansão, que funcionará no mesmo prédio.

A DRCSP teve o investimento de R$ 1,1 milhão e é fruto da Parceria Público-Privada (PPP) com a Concessionária de energia elétrica de 63 municípios sergipanos, a Energisa. A nova delegacia é vinculada à Coordenadoria de Polícia Civil da Capital (Copcal) e o seu principal papel é o combate a crimes de fraudes, roubos e furtos de equipamentos e fios condutores de telefonia, energia elétrica, hidráulico e similares, efetuados contra empresas concessionárias do serviço público. A solenidade contou com a participação do secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy, do delegado geral da Polícia Civil, Thiago Leandro, da secretária de Estado da Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc), Viviane Pessoa, e do presidente da Energisa Sergipe, Roberto Currais.

A DRCSP também investigará casos de furtos de energia elétrica, água, serviços telefônicos e de dados, os chamados 'gatos'. Os casos podem ser registrados em qualquer delegacia da Polícia Civil de Sergipe, mediante a categorização ‘Concessionárias’, no boletim de ocorrência.

Ao descerrar a placa da unidade, o governador Fábio Mitidieri falou da importância da presença da delegacia na região que mais cresce em Aracaju. "A especializada vai atender ao Mosqueiro, Matapoã, Areia Branca, São José, entre outras localidades. É uma região que precisa, porque tem crescido muito. A população de Aracaju, hoje, tende a aumentar cada vez mais por esse lado e eu queria agradecer à Energisa por essa parceria, que vai nos ajudar a montar uma unidade moderna, com conforto para quem trabalha. É o tipo de parceria que a sociedade agradece e reconhece. A DRCSP vai dar mais sensação de segurança para toda a população da zona de Expansão", declarou o gestor público.

O secretário João Eloy lembrou da necessidade de combate a estes crimes, sobretudo pela afetação à arrecadação financeira estadual. "Essa unidade, além de cuidar da segurança da população da região, com a 10ª Delegacia Metropolitana, funcionará também no combate aos crimes de concessionárias públicas, a exemplo da Energisa. Com isso, podemos evitar e diminuir o furto de energia e água, que dá prejuízo para o estado. Se tem furto de energia e água, o estado deixa de arrecadar e vai faltar dinheiro na Educação, Saúde, Segurança. A importância dessa unidade é enorme para a Segurança Pública e para o povo de Sergipe", ponderou João Eloy.

O diretor-presidente da Energisa, Roberto Currais, esclareceu que entre 2020 e início de 2022, dos casos de furto registrados, 42% deles ocasionaram fatalidades. Ao final de 2022, esse índice subiu para 57% de casos de vítimas fatais, por tentativa de furto de cabos elétricos. "O nosso objetivo é trazer benefício em prol da sociedade sergipana. Temos três pilares nesse projeto: o primeiro é a parte de redução de fatalidade. Há sempre a tentativa de roubos e furtos de energia e para vocês terem uma ideia, em 2022, 57% geraram fatalidades. Então, coibir essa prática pode evitar vidas que são ceifadas no dia a dia. O segundo caso é a parte da arrecadação. Em 2022 o volume de energia furtado conseguiria suportar o município de Itaporanga durante um ano. Nós estamos falando de R$ 11 milhões de ICMS que deixam de ser arrecadados por ano, que poderiam ser muito bem utilizados na Educação, Saúde e na própria Segurança. E também buscamos uma tarifa cada vez mais eficiente. Quer dizer, quanto menos roubo, menos furto tiver de energia, menos os bons pagadores sergipanos arcam por aqueles que querem usufruir alguma vantagem indevida neste caso. A coibição à fraude ajuda no final do dia a ter uma tarifa menor para os sergipanos", concluiu.

Estrutura

Após o descerramento da placa que oficializou a entrega da delegacia, na presença de forças de segurança do estado, parlamentares, secretários de estado e jornalistas, o governador convidou todos para uma visita às instalações.

No térreo do prédio há o local onde os agentes farão os registros, duas celas e recepção ao público. No piso superior estão os alojamentos para seis agentes, mobiliados com camas e armários. Há também vestiários masculino e feminino com chuveiro, uma copa para as refeições e os gabinetes dos delegados e escrivães. Tanto o gabinete da DRCSP, quanto o da 10ª Delegacia Metropolitana funcionarão lado a lado, no mesmo andar superior.

Fonte: Sergipe Notícias