25/04/2023
INMEQ-MA recebe equipamentos para fiscalização e prevenção de acidentes com fiação elétrica
O Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial - INMEQ Maranhão realiza, nesta terça-feira (25), a partir das 9h, no Edifício João Goulart, um evento para alertar a sociedade sobre o risco de acidentes que envolvem fios e cabos elétricos no estado.

Segundo dados do Corpo de Bombeiros, no Maranhão em 2022 foram registrados 185 incêndios em residências, 32 incêndios em apartamentos e 106 em estabelecimentos comerciais, a grande maioria em decorrência de problemas envolvendo a fiação elétrica. Ainda no ano passado, foram registrados no Brasil 853 acidentes com choques elétricos, com 592 mortes, 13 somente no estado. Os dados são do levantamento da Associação Brasileira para a Conscientização dos Perigos da Eletricidade (ABRACOPEL).

Os números reforçam a necessidade desse alerta. "Essa é uma campanha que estamos colocando em prática para prevenir acidentes e tragédias. Toda fiação precisa estar devidamente dentro da regulação do Inmetro", destaca o presidente do INMEQ-MA, Eliel Gama.

O evento contará com a presença do presidente do Sindicato da Indústria de Condutores Elétricos, Trefilação e Laminação de Metais Não Ferrosos do Estado de São Paulo (Sindicel), Ênio Rodrigues, que ministrará um treinamento para a equipe de fiscalização do INMEQ-MA. No dia seguinte, uma fiscalização no comércio da capital está agendada, como parte do treinamento. "Aqui no Maranhão, o objetivo da atual gestão é que nenhuma vida seja perdida por acidentes com cabos de energia", ressalta Eliel.

Além de chamar a atenção para a prevenção, o Sindicel realizará a doação de equipamentos para auxiliar na fiscalização e na proteção aos consumidores, nas áreas de fios e cabos elétricos.

INMEQ-MA

O Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial - INMEQ Maranhão é o órgão ligado ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) que executa serviços essenciais na proteção ao cidadão em suas relações de consumo e exerce, no âmbito estadual, a verificação e a fiscalização de: instrumentos de medição (e medidas materializadas), produtos pré-medidos, produtos têxteis, produtos com certificação compulsória, veículos transportadores de produtos perigosos e veículos transportadores de GLP fracionado.

SERVIÇO

O quê: INMEQ-MA recebe equipamentos e alerta para o risco de acidentes com fiação elétrica.
Quando: Nesta terça-feira (25), às 9h.
Onde: Auditório do Edifício João Goulart, Av. Pedro II, 180 - Centro, São Luís - MA, 65010-450.

Fonte: Governo Maranhão