ÁREA DO ASSOCIADO 
×
NOTÍCIAS
23/08/2023
Agência de Metrologia encerra Operação Energia Segura com a fiscalização em fios e cabos elétricos
Ação fiscalizatória teve por objetivo verificar requisitos técnicos dos produtos e evitar que a sociedade venha a ter problemas que podem ser evitados
Uma das frentes de atuação da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), enquanto órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), é a verificação de produtos certificados - meio de se atestar que a mercadoria foi fabricada de forma a atender aos requisitos de uma Norma ou de um Regulamento Técnico. A certificação é feita por Organismos de Certificação Credenciados - OCC no Sistema Brasileiro de Certificação.

Equipe técnica da área de Qualidade verifica fios e cabos elétricos no comércio em Palmas - Foto: Brenda Ramos/Governo do Tocantins
No caso da certificação compulsória (obrigatória), que é determinada para produtos que coloquem, de alguma forma, a vida ou a saúde do consumidor em risco, a AEM atua na fiscalização, no momento da comercialização, verificando se ostentam a marca do Inmetro e se atendem aos requisitos.

Nesse sentido, a Agência de Metrologia participou da Operação Especial do Inmetro intitulada "Energia Segura", com o objetivo verificar os requisitos técnicos dos produtos e evitar que a sociedade venha a ter problemas que podem ser evitados. A ação fiscalizatória aconteceu em Palmas, com a visita a nove estabelecimentos comerciais e a verificação de cabos e fios elétricos de diferentes dimensões. Foram fiscalizados 100 produtos e em nenhum foi identificado irregularidades.

De acordo com a presidente da Agência de Metrologia, Grazyelli Oliveira, "apesar da operação ter sido de cunho fiscalizatório, ela representa para a sociedade a oferta de mais segurança ao consumidor evitando a ocorrência de incêndios desnecessários e, também, os impactos que o material irregular acarreta no aumento do consumo de energia elétrica", destaca a gestora.

Consumidor deve estar atento nas compras de fios e cabos elétricos

A segurança é primordial no caso da instalação de fios e cabos elétricos. São eles que conduzem a energia entre todos os pontos de um imóvel e para que seu funcionamento seja correto, é necessário atender os requisitos exigidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e pelo Inmetro, conforme a regulamentação própria, que dispõe sobre a certificação compulsória do material.

"É fundamental que o consumidor priorize a segurança e verifique se os fios e cabos elétricos estão em conformidade com a legislação", reforça a presidente.

É importante destacar que quanto menor a presença cobre nos fios, maior a possibilidade de vir a promover incêndios e curtos-circuitos. O mercado irregular pode trazer inúmeros problemas, especialmente acidentes com incêndios. Produtos com resistência divergente do valor permitido pela legislação podem gerar comprometimento no funcionamento de aparelhos elétricos, aumento na conta de energia e superaquecimento dos fios que podem vir a proporcionar um incêndio.
 
Fonte: Governo Tocantins

Outras Notícias
16/07/2024
03/07/2024
13/06/2024
12/06/2024
10/06/2024
08/04/2024
19/03/2024
11/03/2024
- Matérias de interesse do setor, publicadas nas mídias impressas e internet.
Início Anterior  |  Próximo Fim
1 2 3 4 5

Acompanhe as notícias também
em nossas Redes Sociais:

Sindicel - Sindicato da Indústria de Condutores Elétricos, Trefilação e Laminação de Metais Não Ferrosos do Estado de São Paulo

Av. Paulista, 1313 - Conj. 803 - Bela Vista
São Paulo/SP - CEP 01311-923
 
PABX +55 11 3846-4828
  WhatsApp Business
Desenvolvimento: 
Todos os direitos reservados 2024 ©